Nossa Missão

Mudar a forma que aprendemos e ensinamos

Missão Social

Aumentar o número de estudantes com acesso à educação e ao conhecimento, com o objetivo de estreitar a distância entre ensino público e privado.

Missão Científica

Desenvolver ferramentas e materiais para melhorar a qualidade da aprendizagem, disseminar o uso de ferramentas inteligentes, resultados de pesquisas e inovações para a sociedade.

Desejamos prover aprendizagem personalizada para todos os alunos, acompanhando seu processo de estudo em toda sua vida escolar.

Fazendo a Diferença

Temos em unanimidade na nossa equipe o desejo de mudar a educação do mundo

Cultura da empresa
Em nossas discussões, valorizamos a diversão e a criatividade como principais ingredientes de fomento à ideias que contribuam para a educação, além de respeitar e valorizar as características individuais de cada membro, para que cada vez mais surjam inovações para os produtos MeuTutor.

Inovação aliada à Ciência
Nossos produtos são desenvolvidos com base em premiadas teses de doutorado nas áreas de aprendizagem personalizada e colaborativa. Boa parcela da inovação gerada na empresa MeuTutor se deve aos estudos feitos por nossos laboratórios parceiros: NEES e CaED.

Laboratórios Parceiros

NEES - UFAL

O NEES – Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais é um grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas que tem por objetivo pesquisar e desenvolver soluções de TI, gerando conhecimento científico de vanguarda e promovendo a sua transferência para a sociedade civil, setor produtivo e comunidade científica. O NEES é formado por professores, pesquisadores e instituições parceiras com o intuito de atuar em três linhas de pesquisa: Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação.

CAED - USP

O Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd) foi criado em 2012 junto ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e tem como objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma a gerar conhecimento de vanguarda, profissionais especializados e produtos tecnológicos inovadores que tem o potencial de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem nos mais diversos domínios de conhecimento.

 

Nossa História

Nosso líder de pesquisa em aprendizagem colaborativa Seiji Isotani ganhou o segundo lugar na ACM Student Research Competition, evento patrocinado pela Microsoft.

O concurso de pesquisa para estudantes da ACM é um evento reconhecido internacionalmente, permitindo que estudantes mostrem sua pesquisa para a academia e para a indústria. O evento é patrocinado pela Microsoft desde 2003.

Seiji Isotani ganhou o segundo lugar com a pesquisa intitulada "Using Ontologies to Develop Theory-aware Collaborative Learning Applications". O estudo faz uso de ontologias para explicitar características fundamentais das teorias de Aprendizagem Colaborativa e propõe sistemas educacionais inteligentes que permitem a formação de grupos de aprendizagem sofisticados.  

Ig Ibert Bittencourt, líder de pesquisa em aprendizagem personalizada da MeuTutor, venceu o concurso de teses de doutorado no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).

O CTD-IE do SBIE (Concurso de TCC, Dissertações e Teses) seleciona e premia tradicionalmente as três melhores teses de doutorado, dissertações de mestrado e TCC da área de Informática na Educação. O SBIE, agora CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação) é o principal e mais importante evento no país voltado essencialmente a discutir a pesquisa e os desafios sobre a Educação, tendo como premissa a reflexão do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino com vistas à melhoria da qualidade educacional.

A tese de doutorado de Ig Ibert Bittencourt, intitulada “Modelos e Ferramentas para a Construção de Sistemas Educacionais Adaptativos e Semânticos”, ficou com a primeira posição em sua categoria. O trabalho propõe a construção de um sistema tutor inteligente adaptativo e semântico que guia o aluno em seu processo de aprendizagem. A premiada tese de doutorado é uma das pesquisas bases em que a plataforma MeuTutor foi construída.

Abertura oficial da empresa MeuTutor e criação do MVP para testes no cursinho Pré-ENEM Conexão Saberes da UFAL.

2012 foi o ano de fundação da empresa MeuTutor. Aberta dentro da Universidade Federal de Alagoas como uma das empresas incubadas pela Incubal.  A oficialização da empresa foi necessária para que a mesma  pudesse participar de diversos editais de financiamento e subvenção. Um dos editais que a empresa participou e foi contemplada foi o edital RHAE Faixa A, para projetos iniciais, financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq.

O edital RHAE Faixa A permitiu o desenvolvimento do primeiro protótipo da plataforma MeuTutor com o objetivo de ser aplicado no cursinho Pré-ENEM Comunitário da UFAL - Conexões Saberes. Os testes com alunos do cursinho mostraram resultados positivos com relação aos algoritmos de aprendizagem adaptativa, indicando melhora de aprendizagem dos alunos ao usar a plataforma.

Disponibilização da versão beta do produto para ENEM e a conquista do 3° lugar no DemoDay Alagoas.

Após testes com os alunos e professores do cursinho Conexão Saberes, o protótipo recebeu várias colaborações que ajudou nas melhorias do produto ENEM. Ainda no primeiro semestre desse ano, a MeuTutor foi contemplada com o edital RHAE Faixa B, para projetos em desenvolvimento, o que permitiu a adição de novas disciplinas e disponibilização da versão beta teste na web.

No final de 2013, a empresa participou de sua primeira competição de startup, o Demoday AL, evento que seleciona projetos de empreendedores exclusivamente de Alagoas, que desejam desenvolver suas ideias e lançar produtos comercialmente viáveis. A MeuTutor conquistou o terceiro lugar, dentre as dezenas de empresas participantes.

Lançamento da versão final do produto ENEM e premiação no Salão da Inovação ( Rio Info), no Prêmio Alagoano Empreendedor e na Olimpíada USP de Inovação.

2014 foi um ano agitado para o MeuTutor, o produto ENEM foi lançado com todas as disciplinas finalizadas e as novas funcionalidades de gamificação. O produto atingiu todos estados brasileiros, ajudando os estudantes a se preparem com mais qualidade para o ENEM.

Em Maio, a empresa conquistou o primeiro lugar no Prêmio Alagoano Empreendedor Inovador promovido pelo Governo do Estado com o objetivo de fomentar e prestigiar projetos inovadores. A MeuTutor, alcançou também o primeiro lugar na Olimpíada USP de Inovação, competição de âmbito nacional, na categoria Empresa Nascente. Por fim, a empresa ganhou o primeiro lugar no maior de evento de TICs do Brasil, o Rio Info, na categoria educação.

Lançamento das versões ENEM e Prova Brasil para escolas públicas.

Com o alinhamento das novas perspectivas da educação e a ciência de que os alunos que mais precisam estão nas escolas públicas, a MeuTutor lança o produto direcionado às prefeituras, o MeuTutor Prova Brasil, que tem como objetivo auxiliar professores e alunos do ensino fundamental II, a estudarem português e matemática, utilizando uma metodologia integradora.

O produto teve uma ótima recepção nos diversos pilotos feitos, em cidades de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, até ser efetivado em algumas prefeituras. Isso permitiu a MeuTutor, a consolidação de parceiros nacionais que ajudam na divulgação e melhoria dos produtos desenvolvidos.